Profissionais da área de comex sabem que trabalhar com importação e exportação de mercadorias requer um planejamento desenvolvido exclusivamente para a execução do serviço.

A excelência na gestão de comércio exterior é fundamental para qualquer profissional da área se projetar, auxiliando a empresa e os colaboradores da melhor maneira — seja otimizando o tempo, reduzindo custos ou melhorando a produtividade.

Algumas métricas devem ser seguidas para fazer essa gestão da melhor forma e, por isso, traremos ótimas dicas para auxiliar você. Se interessou? Então acompanhe!

1. Conheça o seu segmento

Apesar de parecer básico, conhecer o segmento é essencial para que um planejamento seja desenvolvido. Isso engloba, além da execução da atividade, entender sobre a rotina e os processos do negócio.

Uma pesquisa realizada pela KPMG, em parceria com a Thomsom Reuters — ambas gigantes do mercado internacional —, apontou que aproximadamente 70% das empresas poderiam ser mais expressivas em suas áreas, se conhecessem mais sobre as operações realizadas internamente.

Isso se torna mais importante com o desenvolvimento da atividade, quando é preciso entrar em contato com regimentos da Receita Federal sobre acordos de livre comercio; a pesquisa aponta que apenas 6% dos gestores utilizam mais de 10 acordos; e cerca de 17% sabem sobre os benefícios dos regimes especiais.

Fica clara a importância de conhecer o setor de comex e suas peculiaridades.

2. Analise os principais KPI’s do seu negócio

Cada atividade possui KPI’s — indicadores-chave de performance —, responsáveis por indicar como anda o negócio do empresário: em qual aspecto as métricas estão melhores? Quais indicadores estão abaixo do esperado?

Isso permite realizar investimentos para fazer frente aos problemas que estão limitando o desenvolvimento da empresa: resultados ruins apontam, direta e indiretamente, para os setores que são estratégicos na solução desses déficits.

3. Automatize seus processos

A tecnologia está, sem dúvidas, cada vez mais presente na vida de todas as pessoas. Então, por que não a usar em prol da sua gestão de comércio exterior?

Muitas vezes, o tempo dos colaboradores é utilizado sem critério, devido às demandas que surgem no dia a dia. É importante sempre estar atento às soluções tecnológicas capazes de automatizar algumas práticas rotineiras, aperfeiçoando esses serviços e garantindo usar de forma mais eficiente o tempo dos funcionários.

Procure por soluções de TI que atendam às suas necessidades e implemente-as em sua empresa.

4. Faça parcerias estratégicas

Os empresários têm, cada vez mais, procurado parceiros, fornecedores e aliados no mercado — uma prática rotineira no mercado atual. A ideia é criar uma relação de ajuda recíproca, recebendo e oferecendo benefícios.

Desenvolva acordos que beneficiem ambos os lados, acompanhe o relacionamento de perto e crie vínculos: isso dá vantagem na disputa de mercado, facilitando o seu crescimento e o desses colaboradores: assim, todos conseguem manter a melhoria contínua das empresas, garantindo vantagens mútuas crescentes.

Procure também por empresas capazes de otimizar suas atividades, oferecendo plataformas modernas, capazes de auxiliar na organização e gerenciamento dos processos. Isso faz com que seu serviço seja prestado com mais qualidade e de maneira mais eficaz!

E então, leitor, gostou do nosso artigo sobre como fazer uma gestão de comércio exterior impecável? Nós temos outras dicas importantes para auxiliar sua empresa! Dê uma olhada em nosso e-book “Guia definitivo para otimizar os processos de comex“!

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