Em todo segmento empresarial há certas tendências que não podem ser ignoradas. O mesmo ocorre na gestão de TI com as novidades tecnológicas que sempre surgem. Por isso, todo bom gestor precisa estar atualizado para implementar o que há de melhor no seu trabalho.

Quer ser um deles? Então continue lendo este artigo e veja algumas tendências para o setor!

Internet das Coisas

A famosa Internet das Coisas (IoC) está caminhando a passos largos para se tornar uma realidade mundial. No Reino Unido, por exemplo, os cidadãos são incentivados a ter casas inteligentes, com equipamentos conectados à internet. Já na Ásia, cerca de 10 bilhões de dólares foram investidos no setor apenas em 2014!

No cenário empresarial, a gestão de TI deve considerar como essa tendência pode se adequar a sua rotina e seus procedimentos. Em locais como amplos estacionamentos, por exemplo, a IoC seria útil até mesmo para ajudar motoristas a encontrar vagas livres, enquanto essa funcionalidade não é tão vantajosa para outras empresas, que podem se beneficiar mais de suas funções relativas à integração de processos, segurança e gerenciamento.

Gestão eletrônica de documentos

Uma empresa lida com inúmeros processos, contratos, notas fiscais, relatórios e planilhas diariamente. São milhares de informações – e até mesmo de papéis –que devem ser organizadas meticulosamente para não causar nenhum problema de perda de dados importantes para a companhia, além de renderem um enorme desperdício se forem impressas

Para que isso não aconteça na sua instituição, você pode buscar soluções em nuvem para a gestão de documentos, que prometem agilizar toda a rotina. Uma das melhores delas é o Organizer que, além desse trabalho, também gerencia processos com segurança, trabalhando de uma maneira totalmente integrada e funcionando totalmente online!

Big Data

Boas análises de Big Data certamente podem ajudar diversos setores de qualquer organização. Para o marketing, o Big Data auxilia com números de todo o público-alvo que a empresa quer alcançar. Se essa área se aliar com o setor de vendas, é possível, ainda, alavancar o seu sistema de fidelidade. 

Já no âmbito da gestão de TI, um estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC) demonstra que cerca de 59% das instituições usam a tecnologia para melhorar a segurança da informação. Afinal, a análise de um certo volume de dados pode ajudar a evoluir a proteção empresarial.

A nuvem na gestão de TI

cloud computing pode ser uma grande aliada para qualquer firma que precisa ser mais organizada e produtiva. Muitas vezes, é possível substituir o uso de servidores internos para a nuvem fazendo com que o trabalho seja acessado de uma maneira muito mais prática por meio de qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo, desde que o usuário esteja conectado à internet. 

Além disso, com a cloud computing, a sua empresa poderá se equiparar a grandes players do mercado, além de reduzir os custos – por não precisar de uma infraestrutura enorme. É claro que a nuvem não se auto-gerencia e exige um certo esforço da equipe de TI, mas é algo que dará bons resultados ao longo prazo. 

Essas são apenas algumas das tendências tecnológicas que toda gestão de TI precisa, no mínimo, considerar. Então, pense no cenário nacional e ajude os seus colegas da área compartilhando esse conteúdo nas redes sociais. Afinal, gestores unidos farão com que a economia nacional melhore – o que certamente ajudará a sua companhia!