Em uma época em que empresas são cobradas pela sua capacidade de escalar os seus serviços e manter custos operacionais reduzidos, o cloud computing tornou-se uma das soluções de TI preferidas por vários gestores.

O investimento em novos modelos de licenciamento de software ganhou força, uma vez que a nuvem possui a flexibilidade necessária para que as companhias possam adotar ferramentas com custos precisos. Nesse contexto, o Saas é visto como uma das principais opções do mercado.

Quer saber mais sobre ele? Então veja no nosso post de hoje como o SaaS pode impactar o seu negócio!

Como o SaaS (Software as a Service) funciona?

Sigla para Software as a Service (ou Software como Serviço, em português), o SaaS é um dos principais modelos de licenciamento de aplicativos baseados na nuvem. Nele, a companhia efetua pagamentos de acordo com a quantidade de recursos utilizados. Eles podem ser mensais, trimestrais ou, como ocorre em alguns casos, anuais.

O SaaS ganhou destaque pela sua flexibilidade. Os planos podem ser cancelados a qualquer momento. E como os custos são precisos, a empresa pode planejar-se com mais eficiência.

Quais os impactos causados pelo investimento no SaaS?

O investimento no SaaS pode gerar uma série de benefícios para o negócio. O custo com o licenciamento de softwares corporativos, por exemplo, é o primeiro a ser afetado. Ele tende a tornar-se mais preciso ou pode diminuir a longo prazo.

A gestão também é simplificada. Updates são distribuídos rapidamente, garantindo que todos terão sempre o acesso à última versão do software disponível. Além disso, backups e modificações são aplicadas com agilidade e baixo índice de erros.

Por gastar menos tempo com rotinas de manutenção, o gestor de TI pode investir mais tempo em projetos internos ou mesmo rotinas de gestão de pessoal. Vale destacar, também, o impacto causado pelo maior número de updates e a execução diretamente na nuvem em termos de segurança digital: todas as informações dos usuários estarão protegidas de ataques graças ao alto controle de privacidade e as rotinas de backup automatizadas.

Por serem acessíveis via web, softwares licenciados como SaaS tornam mais simples a adoção de modelos de negócio como os de home office. Tais soluções proporcionam um grande ganho de mobilidade e produtividade para os profissionais da empresa, uma vez que as suas ferramentas de trabalho ficam disponíveis na nuvem. Tudo isso com a alta escalabilidade proporcionada pelas ferramentas de cloud computing.

Mantendo ferramentas eficientes e com alta performance

A flexibilização de rotinas operacionais, assim como a escalabilidade operacional tornaram-se fatores de grande importância para o mercado. Empreendimentos que conseguem direcionar as suas rotinas de acordo com as demandas do mercado se destacam e conseguem atender a um público mais amplo.

Uma das formas de manter a empresa dentro desse perfil é com o investimento no SaaS. Esse modelo de licenciamento de software confere a empreendimentos a capacidade de atuar com alta mobilidade e performance, ao mesmo tempo em que combina segurança digital com baixo custo de manutenção. Assim, a prestação de serviços atenderá até mesmo às demandas dos clientes mais exigentes.

Se você gostou do nosso post e quer saber como o SaaS pode ser levado ao seu negócio, entre em contato com um de nossos especialistas!