A computação em nuvem é uma tendência no mercado corporativo por ser uma solução prática e funcional. Embora o cloud computing já esteja no mercado há algum tempo, muitas pessoas ainda desconfiam da segurança dos dados e arquivos que ficam na nuvem. Caso você ainda pense assim, é hora de se tranquilizar. Neste artigo, apresentaremos os mecanismos de segurança do armazenamento de dados em nuvem para que você fique mais tranquilo para confiar nessa opção de armazenamento!

O significado de Cloud Computing

O uso de ferramentas em nuvem tem conquistado pequenas e médias empresas principalmente pela economia, uma vez que não é preciso investir em uma infraestrutura de TI, desenvolvimento de sistemas e manutenção. Como manter estes serviços dentro da empresa é oneroso, o cloud computing vem conquistando espaço. Por computação em nuvem, entende-se um conjunto de produtos e serviços que funciona em ambiente inteiramente digital, o que inclui desde o armazenamento de dados até softwares e aplicações para a empresa.

Segurança do armazenamento de dados na nuvem

Para garantir a eficiência e a segurança dos serviços, as empresas que oferecem este tipo de plataforma possuem equipes dedicadas à segurança dos sistemas, que atuam 24 horas por dia no monitoramento, manutenção e backup dos dados. Portanto, o armazenamento de dados na nuvem é protegido por diversas etapas de segurança e conta com a assistência especializada constante para garantir o bom funcionamento da infraestrutura da nuvem.  

Autenticação

Outra questão que levanta questionamentos é o acesso aos dados armazenados em nuvem. Afinal, quem pode ver o que a empresa está fazendo? No caso específico da computação em nuvem, há diversas etapas de segurança para garantir o acesso restrito aos dados e aplicações na nuvem. Todos os usuários da empresa possuem uma autenticação única por meio de nome de usuário e senha. Do mesmo modo, é possível restringir o acesso de determinados setores a documentos e aplicações específicas na nuvem. Para garantir o sucesso dessa estratégia de segurança, é preciso manter o controle do cadastro de login e ter muita atenção ao desligamento de funcionários para que pessoas que não estejam mais na empresa sejam removidas do acesso à nuvem.

Criptografia

Outro aspecto que torna o armazenamento de dados em nuvem mais seguro é a criptografia dos dados. Os provedores de serviços em nuvem trabalham com dados criptografados, o que significa mais proteção e sigilo para os seus dados. Somente quem tem o acesso na sua empresa pode ver os arquivos armazenados na nuvem.

Dados protegidos

A tecnologia utilizada hoje pelas empresas provedoras de serviço de cloud computing armazena os arquivos em diversos servidores diferentes. Na possibilidade remota de haver alguma brecha de segurança e um hacker conseguir acessar um servidor, as informações que ele conseguirá acessar são apenas uma fração do arquivo, ou seja, ele não será capaz de encontrar todos os pedaços espalhados em diversos seguidores.

Agora que você conhece os principais aspectos que garantem a segurança do armazenamento de dados em nuvem, não faltam motivos para apostar de vez nessa solução moderna e prática para trazer mais eficiência para o dia-a-dia da empresa e tornar a sua equipe mais produtiva.

Gostou das dicas? Quer acompanhar mais informações e novidades sobre o mercado de TI? Assine a nosso newsletter.