Contratar talentos faz uma grande diferença nos resultados da empresa, afinal, eles podem torná-la mais produtiva, rentável e atraente para investidores. Contudo, é preciso ter perspicácia para atrair, identificar esses talentos no recrutamento e contratá-los em seguida.

Para isso, há diversas ferramentas que as empresas mais bem-sucedidas utilizam e, entre elas é possível destacar a construção de uma marca empregadora, análise do Fit Cultural e o uso de redes sociais de nicho. Assim, é possível encontrar e contratar pessoas acima da média.

Ao longo desse conteúdo, vamos falar sobre essas e outras dicas. Continue a leitura e descubra como contratar talentos para sua empresa para fazê-la prosperar e produzir mais. Boa leitura!

Desenvolva a marca do empregador

Em relação à outras práticas de gestão, a construção da marca empregadora ainda é considerada recente. Também chamada de Employer Branding, consiste no aprimoramento da imagem da empresa para atrair os melhores talentos do mercado. Mas, como fazer isso?

Entre os principais pilares, é possível destacar a definição da missão, visão e valores da empresa, o que atribui um propósito claro ao empreendimento. Também é importante construir uma página de carreiras, um espaço web onde as vagas e informações sobre a companhia serão postadas.

Use os meios digitais para divulgar vagas e contratar talentos

A divulgação das vagas se refere ao processo de recrutamento, isto é, ao momento de busca por profissionais que possuem as competências básicas para assumir a função. É importantíssimo ter atenção à essa etapa, pois só assim é possível fomentar a seleção com talentos.

Além dos meios tradicionais, como agências de emprego e headhunters, é importante contar com os meios digitais para divulgação, tais como as redes sociais e sites de emprego. Ainda é possível destacar os sites de nicho, aqueles focados em uma categoria específica de profissionais.

Avalie as competências e valores do candidato

Muitos selecionadores focam apenas nos conhecimentos e habilidades para dizer se um candidato é talentoso ou não, o que é um equívoco. Isso é muito importante, mas há outra coisa que deve ser levada em consideração na hora de avalia-lo: os seus valores.

Os valores são os inegociáveis de um candidato, os princípios que regem sua vida pessoal e profissional. Quando há um alinhamento dos valores do candidato com os da empresa, há o que é chamado de Fit Cultural. Assim, é muito mais provável que o profissional atue de forma promissora dentro da empresa e tenha aderência à cultura e equipes de trabalho.

Retenha o talento ao longo do funil de contratação

O funil de contratação é o nome dado à todas as etapas que compõem o processo seletivo, do planejamento inicial até a efetivação da contratação. O problema é que, na maioria das vezes, esse processo é demorado e muitos profissionais talentosos desistem.

Para reter o talento, é importante investir na clareza das informações. Explique como será o processo seletivo, a duração, descreva a vaga e os benefícios que ela oferece. É importante manter uma boa comunicação com os talentos, pois só assim você conseguirá retê-los.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Com um processo bem estruturado será mais fácil atrair e contratar talentos, o que garantirá melhores resultados empresariais no futuro. Além disso, será possível estruturar equipes de sucesso e otimizar o alcance dos objetivos da empresa.

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