O mundo globalizado exige rapidez e otimização do tempo disponível, possibilitando o máximo de aproveitamento possível em todos os aspectos da rotina de trabalho. Se você é dono de seu negócio ou mesmo apenas um colaborador, provavelmente já ouviu falar no e-Social. Está preocupado com sua implantação e consequências no workflow? Quer entender um pouco melhor a ferramenta e organizar sua rotina para poupar tempo e dinheiro ao se adequar ao programa? 

Conheça um pouco mais sobre o e-Social e veja nossas sugestões de como passar por uma transição suave, completa e econômica, mantendo a produção de sua empresa no alto!

O que é o e-Social?

e-Social surgiu em 2015 a partir dos esforços conjuntos da Receita Federal, do Ministério do Trabalho, INSS e Caixa Econômica Federal como ferramenta online para reunir todas as obrigações acessórias trabalhistas em um só lugar.

É, assim, uma plataforma online unificada pela qual os empregadores podem enviar de uma só vez todas as informações oficiais de seus funcionários em relação ao emprego e também para o cálculo e recolhimento de impostos obrigatórios.

Por que é importante se adequar ao e-Social?

Em plena vigência, o e-Social passará a ser obrigatório em todo o país, mudando por completo a forma com que as empresas lidam com obrigações de natureza trabalhista, tributária, fiscal e previdenciária, pois estas passam a serem informadas e recolhidas em um único sistema online.

É extremamente importante, assim, se adequar e aprender a realizar o envio eletrônico de informações no sistema para evitar que obrigações relacionadas a essas áreas não sejam cumpridas e acabem gerando punições e transtornos.

Como se adequar ao e-Social

A adequação começa no preparo da equipe, como já dissemos aqui. Um time bem preparado é capaz de fazer uso perfeito da nova ferramenta apresentada, que só depois deve ser implementada. Aplique treinamentos, revise rotinas de trabalho e incentive a solidariedade entre os funcionários que terão de lidar diretamente com o e-Social. Pessoas despreparadas significam perda de tempo e dinheiro, já que gastariam mais horas e necessitariam da ajuda de colegas para desempenhar tarefas tidas como simples.

Acompanhe as tendências do mundo moderno. Um gaveteiro cheio de papéis que acompanham a vida do funcionário na empresa é algo obsoleto e contraproducente, já que os documentos parecem sumir à menor menção de que são necessitados! 

Sistemas informatizados acabam com problemas comuns a todas as empresas: busca por contratos, informações específicas, perdas de prazo e histórico de pessoal (com backup de dados) sendo a melhor escolha para unificar e gerenciar os dados que serão enviados à plataforma do e-social.

Obtenha um programa com qualidade superior para facilitar toda a experiência e otimizar seu tempo, inserindo informações que podem ser prontamente visualizadas por qualquer dispositivo, já que pode ser customizado e personalizado a fim de atender às necessidades de cada usuário, permitindo maior agilidade na tomada de decisões, bem como suporte para qualquer dúvida em relação a plataforma.

Lembre-se: investimento não é gasto! Entendeu como se adequar às exigências do e-Social e está pronto para a transição? Deixe seu comentário!