O mundo corporativo é altamente competitivo e, por isso, as tomadas de decisões devem ser bastante estratégicas. Porém, devido à dinâmica das rotinas empresariais, as escolhas precisam ser feitas com agilidade, o que aumenta as chances de escolher um caminho errado.

Para evitar esse problema, é preciso um bom nível de informação sobre o negócio e, sobretudo, fácil acesso a esses dados. Nesse processo, o dashboard pode ser usado como facilitador. Você sabe o que ele é?

O que é um dashboard?

Em português, podemos traduzir dashboard como “painel de instrumentos” ou “painel de informações”. Essa ferramenta é utilizada por empresários e gestores para tomar conhecimento sobre dados importantes para as suas tomadas de decisões. Os dashboards permitem uma análise completa da situação e, assim, contribuem para que o gestor faça a escolha mais estratégica para o seu negócio.

Ao utilizar o dashboard, o profissional tem acesso a dados consolidados gerados a partir de várias fontes, porém, devido à forma como essa ferramenta analítica opera, as informações são disponibilizadas de maneira que favoreça a sua leitura e sua interpretação — o que certamente permitirá uma tomada de decisão rápida, ágil e acertada. Os painéis dos dashboards contêm gráficos, relatórios e filtros específicos com as informações mais relevantes.

Essa ferramenta pode ser usada em diversos setores de uma empresa, como financeiro, comunicação e marketing, recursos humanos, vendas, compras, nos processos de fabricação, na tecnologia da informação, dentre outras áreas que precisem de tomadas de decisões rápidas e estratégicas.

Como funciona?

Um dashboard é usado para o monitoramento dos processos de uma empresa e reúne informações sobre o negócio. Além de permitir uma análise rápida, a ferramenta ainda trabalha com o cruzamento de dados. Uma série de funcionalidades que têm impacto importante na condução da companhia, na tomada de decisão e na identificação de gargalos e de oportunidades.

Os dashboards são softwares que podem rodar em diversas plataformas, como desktops, tablets e smartphones. Por se tratar de uma ferramenta tecnológica, os dashboards favorecem o compartilhamento de informações entre a equipe, o que dá agilidade aos processos de análises e contribuem para escolhas ágeis e acertadas.

Por que dashboards são importantes?

Por trás de todo negócio bem-sucedido há uma equipe de gerenciamento informada que está em cima de todas as mudanças e desafios. Fale com qualquer grande gestor e ele lhe dirá que um dos fatores-chave para o sucesso é a capacidade de se manter atualizado com os principais indicadores de desempenho de seu negócio.

Ter acesso fácil a KPIs em tempo real é o que lhe dá a capacidade de ser pró-ativo e permite que os desafios do negócio sejam abordados antes de se tornarem problemas e começarem a ter impacto na linha de fundo.

A melhor forma de coletar dados e KPIs e apresentá-las de forma simples e intuitiva é utilizando dashboards. Os painéis de negócios não são mais que um aplicativo simples que coleta, conecta e correlaciona dados de vários sistemas e apresenta-os usando dados e gráficos simples.

Por usar esses gráficos, eliminam a necessidade de passar horas e horas analisando planilhas e relatórios longos e complexos para dar sentido aos dados. Isso economiza tempo e permite tomar decisões de forma rápida e eficiente. No universo competitivo dos negócios, essa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

Quais os benefícios?

Existe uma série de benefícios que um dashboard pode proporcionar para a empresa. Hoje, o gerenciamento por meio de softwares é essencial para atender às demandas do mercado, garantir a experiência do cliente e diminuir a complexidade da organização de uma empresa. Um dashboard pode oferecer tudo isso porque ajuda gestores a navegar pela complexidade das empresas.

Afinal, todo departamento é responsável pelo gerenciamento de suas próprias informações, mas no final das contas esses dados devem levar a uma estratégia para a organização.

Um dashboard é uma ferramenta que permite consolidar informações de todos os pontos do negócio e se manter constantemente atualizado. Alguns deles são mais gráficos e outros têm tabelas e dados, mas todos são essenciais para suportar a informação que uma equipe de liderança precisa para gerenciar uma organização. Conheça agora alguns dos principais benefícios que eles trazem para as empresas:

Melhor tomada de decisão

Já mencionamos esse benefício algumas vezes neste artigo. Mas não é para menos, pois os dashboards centralizam em um único ambiente as informações relevantes para o negócio, como estágios planejados, recursos disponíveis, atividades programadas e prazos de entrega. Uma série de dados que dão uma visão ampla da empresa e contribuem para boas escolhas.

Menos riscos

Os dashboards organizam as informações, as atualizam e as distribuem de maneira eficiente. Essa agilidade permite que o gestor tenha em mãos dados quase que em tempo real, o que leva a detectar possíveis falhas ou a identificar oportunidades com mais rapidez e eficiência.

Colaborativismo

Por se tratar de uma ferramenta tecnológica, o compartilhamento de dados é facilitado e toda a equipe pode ter acesso a eles. Assim, alcançar os objetivos corporativos fica mais fácil e o trabalho em equipe se torna ainda mais eficiente.

Organização estratégica

Com todas as informações reunidas em um ambiente, o gestor passa a ter uma visão global da situação, o que certamente influenciará no sistema de gestão da própria companhia, que será mais ágil e eficiente.

Economia no armazenamento de arquivos

Quando se opta por dashboards, obtém-se uma economia significativa no armazenamento e no acesso a arquivos físicos, pesados e dispendiosos. Como toda a informação está consolidada em um só lugar, não é preciso verificar relatório por relatório toda vez que uma informação se fizer necessária.

Redução no tempo de atividades

Outro benefício dessa ferramenta é que ela reúne tudo que você precisa para fazer a tomada de decisões em um só lugar e reduz consideravelmente o tempo necessário para concluir tarefas.

Padronização e otimização dos resultados

Um painel de negócios considera o desempenho de uma organização e fornece uma tomada de decisão rápida e efetiva aos executivos de grandes negócios. Ele está sempre focado nos problemas e oferece respostas padronizadas para as suas principais questões, sem erros ou inconsistências. Isso significa uma padronização nos serviços e uma otimização nos resultados.

Gostou deste artigo sobre o que é um dashboard? Então baixe o nosso e-book “Entenda o que um dashboard pode fazer pela sua empresa” e aprenda mais sobre essa ferramenta!