O outsourcing de TI pode trazer diversos benefícios para sua empresa, ao contrário do que muita gente pensa. Esse pensamento limitante acontece por pura falta de informação ou, em outros casos, pela aplicação de uma estratégia incorreta no momento de optar pela terceirização. 

O crescimento do outsourcing de TI tem sido muito intenso nos últimos anos, devido à mudança do papel da TI, que está menos focada na manutenção e mais voltada para oferecer soluções inovadoras, alinhadas com a estratégia de negócios.

Para que o outsourcing de TI gere valor para o seu negócio, lembre-se de que somente atividades-meio podem ser terceirizadas, jamais as atividades-fim (isto é, atividades relacionadas à finalidade principal do negócio, que impactam na qualidade dos produtos e serviços da organização).

É necessário ter claras quais são as tarefas indelegáveis, para garantir que todo o conhecimento sobre o negócio seja retido na empresa, sem criar dependência de terceiros. Confira, neste artigo, como e onde você pode aplicar essa estratégia na sua empresa e por que investir nela agora mesmo. Acompanhe e coloque as dicas em prática o quanto antes!

Modalidades de outsourcing de TI  

Nas empresas de TI, existem vários serviços que são passíveis de serem terceirizados. Dentre os serviços terceirizáveis de TI, podemos citar:

  • Backup na nuvem;
  • Software como serviço (SaaS);
  • Infraestrutura como serviço (IaaS);
  • Plataforma como serviço (PaaS);
  • Help desk;
  • Service desk;
  • Segurança;
  • Suporte técnico;
  • Consultoria de integração de sistemas;
  • Consultoria de desenvolvimento de aplicações;
  • Hospedagem de sites e blogs;
  • Governança da informação;
  • Fábrica de software;
  • Infraestrutura básica;
  • Serviços gerenciados.

São várias as opções, mas é necessário ter alguns cuidados na contratação do serviço.

Cuidados básicos na contratação

Ao contratar uma empresa de outsourcing de TI, tome os seguintes cuidados:

  • Consulte outros clientes da empresa de outsourcing e, sempre que possível, visite pessoalmente esses clientes, para saber seu nível de satisfação e avaliar o serviço na prática.
  • Faça um acordo formal de confidencialidade das informações.
  • Faça um acordo formal de nível de serviço (ANS/SLA), com indicadores de desempenho, que considere a aplicação de multa pelo descumprimento do acordo ou o pagamento de bônus, caso os serviços superem suas metas de desempenho.
  • Esclareça no contrato o pagamento pelos serviços, que pode ser sob demanda – de acordo com o consumo efetivo – ou com valor fechado mensal.
  • Exija as comprovações de cumprimento da legislação trabalhista e tributária por parte da empresa terceirizada, para evitar problemas legais e descontinuidade dos serviços.

Por que investir na estratégia de outsourcing de TI

Redução de custos e investimentos

O outsourcing permite reduzir custos com materiais de consumo (papel e tonner), equipe especializada, treinamento e tecnologia de ponta (software e equipamentos de TI), que ficam a cargo do fornecedor de serviços.

Segundo o portal de empreendedorismo Endeavor Brasil, a solução de cloud computing é um modelo colaborativo, barato e presente em todo lugar, e a solução de software as a service – SaaS – é indicada principalmente para pequenas e médias empresas, pois viabiliza acesso à tecnologia de boa qualidade sem grandes investimentos.

Recentemente, uma empresa tradicional do ramo de revestimentos cerâmicos do Brasil renovou seu parque tecnológico aderindo ao outsourcing da infraestrutura de TI.  A empresa dobrou a capacidade dos servidores, reduziu em até 90% o tempo consumido para gerenciar o ambiente de TI e eliminou em até 50% os custos com energia elétrica, dentre outras vantagens obtidas.

Equipe especializada

Como a variedade de conhecimentos e especialidades na área de TI é muito vasta, e as equipes de TI tendem a ser bastante enxutas, fica impossível dominar tudo isso.

As empresas de terceirização de TI, para manterem-se competitivas, precisam estar atualizadas e podem dispor de uma equipe diversificada para ter maior efetividade e melhores resultados.

Com o outsourcing, sempre que for necessária uma nova competência de TI, é possível requisitar um profissional especializado, que estará disponível em tempo recorde e pelo período em que for necessário.

Foco no core business

Ao terceirizar os serviços secundários de TI, a empresa pode concentrar toda sua energia, tempo e disposição no core business (objetivo principal da organização), de modo a torná-lo aperfeiçoado e de gerar novas oportunidades de negócios, ou até mesmo abrir novos mercados. 

Otimização do tempo de serviço

Devido à sua especialização, as empresas terceirizadas de TI conseguem resolver os problemas e prestar os serviços em tempo significativamente mais reduzido do que as equipes internas, com maior eficiência e proficiência.

Maior produtividade das equipes

Os serviços de SaaS, por exemplo, aumentam a produtividade das equipes de trabalho, que passam a ter acesso aos sistemas informatizados de qualquer lugar, a qualquer hora e na versão mais recente do software. E a equipe interna de TI não tem que gastar tempo gerenciando as licenças de uso, que ficam por conta do prestador de serviços.

Os serviços de cloud computing, em geral, ampliam grandemente a velocidade e a capacidade de processamento e armazenamento de dados e de acesso a informações, o que é outro fator de otimização de produtividade.

Já uma empresa que terceirizou os serviços de impressão tem suprimento contínuo de tonner em suas impressoras, sem ter que disponibilizar seus colaboradores para realizar a compra desse produto, permitindo que eles sejam mais produtivos em tarefas prioritárias.

Otimização de processos

Um software de governança da informação – que aplica a metodologia BPM (Business Process Management) – permite automatizar e reduzir a necessidade de envolvidos nos processos. Ademais, otimiza a colaboração e o compartilhamento de informações requeridas para alcançar os objetivos pretendidos. O melhor de tudo é que pode ser adquirido na modalidade SaaS.

Na hora de investir em outsourcing de TI, muito mais do que pensar em redução de custos, sua empresa tem que focar nos impactos positivos que poderão ser causados. Dentre os ganhos possíveis, podemos citar: melhoria da qualidade dos recursos tecnológicos, aumento da produtividade das equipes, mobilidade de acesso a dados e informações e ampliação da capacidade de processamento e armazenamento de dados.

Uma análise mais aprofundada dos requisitos de TI do seu negócio – antes de tomar a decisão de contratar a empresa de outsourcing de TI – permite estabelecer contratos com maior equilíbrio de custo-benefício e acordo de nível de serviço mais adequado à realidade da sua empresa.

E aí, viu como pode ser muito vantajoso investir no outsourcing de TI na sua empresa? Quer compartilhar sua experiência ou esclarecer alguma dúvida? Deixe seu comentário!