Uma das perguntas mais compartilhadas por gestores e empreendedores de todo o mundo é: como aumentar a produtividade em minha empresa? Isso ocorre porque a produtividade está diretamente relacionada ao lucro, ou seja, mais produção é mais lucro.

Contudo, é importante deixar claro que uma das melhores formas de produzir mais é investir na gestão de pessoas. Por isso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a aumentar a produtividade do seu time de trabalho. Continue lendo nosso post e descubra o que preparamos especialmente para você!

Estabeleça metas claras

Metas são indicadores de desempenho. Com elas fica muito mais fácil saber se seus colaboradores estão indo no caminho correto ou se será necessário fazer alterações no percurso. Além disso, com metas claras é possível que o próprio colaborador avalie seu desempenho e possa buscar melhores resultados.

Uma meta deve ser clara o suficiente para que todos possam entendê-la; deve indicar o tempo esperado para seu alcance; ser mensurável para que seus colaboradores saibam se estão ou não próximos de alcançá-la e relevante para que sua equipe se sinta instigada a atingi-la.

Elabore recompensas para a equipe

Recompensar é uma forma de demonstrar a satisfação com os resultados alcançados pela equipe de trabalho. Além disso, serve para engajar todo o time na busca pelas metas inicialmente elaboradas.

Para isso, nem sempre é necessária uma bonificação em dinheiro. Existem métodos simples que podem ser facilmente aplicados, como o funcionário do mês, um dia de folga remunerado, uma vaga exclusiva na garagem, uma pizza para a equipe, etc. É só colocar a criatividade para funcionar.

Utilize a tecnologia em seu favor

O mundo evoluiu bastante e hoje muitas tecnologias podem auxiliar os gestores e equipes de trabalho na busca pelos objetivos organizacionais. Com uma plataforma de gerenciamento, por exemplo, verificar documentos, contratos e notas fiscais ficará mais fácil e rápido. Se você não sabe como aumentar a produtividade da sua empresa utilizando a tecnologia em seu favor, fique tranquilo, podemos te ajudar!

A Organizer é uma plataforma web de gerenciamento de processos e documentos eletrônicos. Com ela é possível visualizar seus indicadores de desempenho e ter mais agilidade na tomada de decisões. Além disso, deixar seu negócio mais inteligente, ter ações mais assertivas e, consecutivamente, aumentar a produtividade do seu time de trabalho.

Aprenda a delegar tarefas

Delegar tarefas é descentralizar atividades. Muitos gestores ficam sobrecarregados com tanto trabalho e burocracia e acabam deixando de atuar de forma estratégica, o que prejudica seus liderados e o desempenho da própria organização. Delegar também é uma forma de demonstrar que confia em sua equipe de trabalho e que pode contar com eles para realizar as mais diversas atividades, por mais complexas que sejam.

Invista na comunicação interna

Peter Drucker, guru da administração, afirma que os maiores problemas e conflitos que existem dentro de uma empresa ocorrem por falta de comunicação. Isso afeta a produtividade e a busca pelos resultados da equipe. A falta de comunicação, especialmente entre líderes e liderados, cria um ambiente carregado e impacta diretamente no clima organizacional.

Sem dúvidas, todas essas dicas ajudarão a aumentar a produtividade de sua equipe. Lembrando que um time de trabalho, assim como um time de futebol, deve ter objetivo claro e comprometimento de todos os envolvidos.

E então, você sabe alguma outra dica sobre como aumentar a produtividade de uma equipe? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência!