Em tempos em que a tecnologia evolui tão rapidamente, uma empresa deve se reinventar e inovar constantemente para sobreviver. A boa gestão de TI, portanto, é essencial para solucionar problemas operacionais, encontrar falhas com agilidade e aumentar a produtividade.

Não sabe como inovar na gestão de TI? No post de hoje nós elaboramos 5 dicas simples que podem facilitar o seu dia a dia e otimizar processos, a fim de elevar ainda mais o nível de competitividade do seu negócio no mercado. Acompanhe.

1. Fique atento às inovações disponíveis na área de gestão de TI

IoT, cloud, storage, cloud computing… Para inovar, você deve estar sempre em dia com a tecnologia de ponta disponível no mercado. Conheça outras realidades e não hesite em testar novas ideias. Aposte em softwares de gestão de processos e documentos, como o Organizer, a fim de otimizar tarefas e aumentar a produtividade.

Assim, você poderá promover largos saltos evolutivos em um curto espaço de tempo, melhorando processos, aproveitando melhor seus funcionários e alcançando o objetivo principal de todo negócio: fazer com que seja cada vez mais rentável.

2. Adote metodologias consagradas

Qual forma é melhor para escolher uma metodologia que não optar por uma já consagrada e reconhecidamente eficaz? Para inovar, todo o time de TI deve estar alinhado, trabalhando em conjunto.

Por isso, orienta-se que a equipe utilize metodologias de gestão tais como COBIT (que diz respeito à governança de TI) ou ITIL (que trata da estruturação de serviços de TI) e também de gerenciamento de projetos (SCRUM ou PMBOK) para ter sucesso.

3. Transforme problemas em novas oportunidades

Os problemas não devem ser encarados como limitadores: a forma que o gestor os trata é que vai definir o seu sucesso dali em diante. Em TI, cada solução criada é uma nova oportunidade de crescer e evitar que a questão se repita.

Além disso, sobreviver em um ambiente com problemas estruturais e culturais, como é o caso do Brasil, faz com que cada pequena solução torne-se ainda mais importante do que seria em um mercado hospitaleiro.

4. Desenvolva uma estratégia de mercado

Mesmo organizações que trabalham com TI precisam de uma estratégia para vender seu produto. É necessário captar a atenção de clientes em potencial e convertê-los para que efetuem compras — mantendo o negócio atual e lucrativo.

Lembre-se de que os clientes são facilmente envolvidos por soluções móveis, utilizando computadores e celulares diariamente, e eventualmente podem precisar de soluções de TI para manter suas tarefas em dia.

5. Não tenha medo de errar

É vigente no Brasil a cultura de que todo erro é inaceitável, o que não deve ser verdade. O erro faz parte de todo negócio e você deve contar com sua existência em todos os segmentos de uma empresa. Antecipe-se e planeje-os para não ser surpreendido.

Gostou deste artigo sobre como inovar na gestão de TI? Então baixe o nosso e-book “5 dicas para otimizar a gestão de TI na sua empresa” e aprenda mais sobre o assunto!

Conteúdo completo: 5 dicas para otimizar a gestão de TI na sua empresa!